Suas escolhas não precisam fazer sentido para os outros

30 ago 2018

Ninguém conhece a sua visão de mundo como você.

Foto: Brendan Church
Foto: Brendan Church

O que não falta neste mundo é opinião dos outros. Sobre a roupa, a carreira, o emprego, o relacionamento, as atitudes… a lista vai longe. As redes sociais fizeram a gente acreditar que precisamos de likes — conhecidos como aprovação alheia na vida real — para ser alguém na vida. Mas a gente precisa tirar esse véu ilusório se quisermos cultivar o que somos.

“O que o homem superior busca está em si mesmo; o que o homem inferior busca está nos outros.” (Confúcio)

Atingimos o sucesso quando nos sentimos realizados com nós mesmos, não quando acreditamos que estamos sendo admirados pelos outros – não que seja algo negativo, mas depender apenas disto para se sentir completo é bastante problemático.

A única pessoa que você deve se preocupar em agradar com as suas escolhas é você. Compensa muito mais fazer as coisas pela sua realização pessoal do que por aprovação externa. Tudo que fazemos na intenção de receber aprovação nos desvia do nosso propósito.

O medo de falhar é inato ao ser humano. Não há nada de vergonhoso em admiti-lo em voz alta. O defeito está em persistir na insegurança, no receio, no pavor de sair correndo para bem longe da sua zona de conforto. Esqueça este medo e faça isto por você.

Você pode ser um profissional extremamente reconhecido, com uma extensa trajetória. Sempre vai existir alguém que desdenhe das suas escolhas. Assim como sempre vai existir alguém que curta o seu trabalho, elogie sua roupa e acredite no seu sonho. E se este alguém não existir, seja esta pessoa. Suas escolhas são só suas e não precisam fazer sentido para ninguém. Só para você.

Olhos diferentes possuem visões diferentes. Cada indivíduo é composto por um aglomerado de experiências subjetivas. Querer agradar ao outro com elas é uma verdadeira perda de tempo. Afinal, no fim do dia, a única pessoa que deve estar satisfeita com as suas conquistas é a que está refletida aí no seu espelho.

Escrito por
Larissa Rufato

Deixe seu comentário
diga o que você achou do post